sábado, 17 de dezembro de 2016

Entre Paraísos Artificiais e um Cotidiano Mundano


Entre Paraísos Artificiais e um Cotidiano Mundano

Eu costumo alimentar os gatos que vivem perto da minha rua. Eu confesso que me sinto levemente estranho, meio que mais humano. É como se eu me reconectasse com algo bem íntimo meu, meio esquecido e empoeirado. Depois de anos estudando teorias sobre subjetividade e construções políticas do eu, fica difícil olhar o mundo com outros olhos, outras formas mais leves e puras (se é que existe uma pureza).

Acontece que me sinto levemente mais humano, mais inteiro, como me reconectando com demais formas de vida, ancestralidade, sei lá. Aceitem meus segundos de piração! Bom, é como tomar um café em uma mercearia antiga, cheia de prateleiras velhas. É como olhar pela janela os pingos de chuva que caem do céu de encontro ao chão. É como observar as ondas que batem na pedra. São estes momentos singulares e bem simples, que não precisam de muita explicação, apenas estar ali presente!

Quando falo em paraísos artificiais, falo dos espaços coletivos entre companheiros de conspiração e amor. Aqueles espaços construídos intersubjetivamente mesmo, palavra grosso modo, e que compartilhamos idéias, às vezes comida e bebida... No fim das contas, dividimos um tempo de nossa existência para está ali presente com outros. Mas existem fatos cotidianos bem mundanos que nos jogam pra longe da necessidade da presença física de outros e suas regras sociais para nos sentirmos inteiros e parte de um coletivo chamado universo. Como uma risada gostosa depois de uma piada boba, como observar um animalzinho dormir, como o prazer no cheiro de terra molhada.

De certo, não sei explicar, só sentir! E sinto muito se você não entendeu, talvez não estejamos tão conectados, mas podemos tentar. Posso te contar sobre minha vida, você sobre a sua, podemos tomar um suco ou café, um vinho, talvez. Podemos estar presentes em algo que estamos fazendo e está presente tem sido algo extremamente raro. Estamos muito ludibriados pelos nossos paraísos artificiais, mas tão pouco atentos ao nosso cotidiano mundano.


Sei lá, vai ser isto tudo não faz sentido algo e é apenas mais um devaneio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário